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DICAS DE LOCUÇÃO PARTE II

 
Dicas para Locutores

Dicção é fundamental para uma boa locução no rádio. A articulação da voz comporta
e confirma a verossimilhança da mensagem.

1) Dicas para locutores

Quais os segredos para ser um bom locutor? Apesar da diferença de estilos e de cada locutor ter um estilo próprio, o que torna o processo muito pessoal, é interessante dar uma olhada na lista abaixo. São várias dicas que vão lhe ajudar a melhorar sua locução, ou até mesmo orientar os locutores de sua emissora.

1. Ouça bastante o rádio, seja um bom ouvinte.
Quanto mais se ouve, mais se conhece, mais se aprende.
2. Entenda o que você está falando e verifique o conteúdo
dos textos. Melhor do que a voz é o que se fala, seu conteúdo.

3. Relaxe antes do trabalho. A inspiração e expiração
do ar de maneira compassada, juntamente com a contração seguida
de relaxamento dos músculos das pernas e braços, ajudam bastante.

4. Livre de tensão, a voz é produzida de maneira natural.

5. Cuide com a entonação. Por exemplo: “Ele vem… Ele vem?”

6. Quanto maior o número de repetições por segundo, mais
aguda a voz (crianças e mulheres) e quanto menor o número de repetições
por segundo, mais grave a voz.

7. Determinantes da voz: o físico, a emoção, a cultura,
a altura, a intensidade, o timbre.

8. Voz desagradável é: a gutural, áspera, peitoral, suspirante,
nasal, abafada, rouca, seguida, chorosa etc.

9. Fale para uma pessoa particular, não para todos os ouvintes: “agora
a hora certa para VOCÊ não perder seu compromisso…”, “e
agora a previsão do tempo para VOCÊ se prevenir…”. E não
assim: “e agora a previsão do tempo para vocês.”

10. Tenha pelo menos 7 horas de sono por dia.

11. Evite líquidos excessivamente gelados.

12. Lembre-se: quando estamos agitados e excitados, nossa respiração
torna-se rápida e irregular. O oposto, traz respiração
harmônica, regular, lenta e suave.

13. Na comunicação geral, seja soft, fale sorrindo, com simpatia,
não de maneira austera ou autoritária. Seja sobretudo entusiasta.
Muito entusiasmo!

14. Amarre o ouvinte na programação: – Daqui a pouco você
vai ouvir esta música (e exibe um pedaço da música); –
Logo após os comerciais, você vai ouvir Fulano de tal, é
um programa especial que você conhece; – Em seguida, estará chegando
aquele seu programa esperado…; – Daqui a pouco uma dica de saúde…

15. Nunca tente copiar uma pessoa. Preste atenção em todos e forme
o seu estilo. Não force sua natureza para copiar o estilo de outra pessoa.

16. Leia bem o texto antes de apresentá-lo no ar. Cuide com a pronúncia
de nomes, numerais e já saiba onde parar para respirar. Fale o texto
sem dar a impressão de leitura.

17. Não leia o texto com pressa. Procure finalizar as frases com reservas
de ar. Seja cortês e respeite o ouvinte ao falar.

18. Mantenha-se sempre bem informado. Saiba o que está acontecendo: dia
do que é hoje, como se pronuncia o nome que está sendo manchete
na mídia do momento…

19. Não faça comentários sem autorização,
muito menos se não tiver conhecimento.

20. Seja organizado no estúdio.

21. Cuide para não deixar o microfone aberto em momentos inoportunos.

22. Sempre anuncie e desanuncie um programa dizendo quando ele volta.

23. Na troca de locutores, conversas amistosas, mencione o nome do locutor,
preparar previamente com descontração. Não fale coisas
negativas, não ofenda ao colega e evite falar sobre o tempo.

Lembre-se: o bom profissional de Rádio é avaliado pela sua originalidade,
poder de síntese, criatividade, improvisação, carisma e
por sua voz bem colocada.

2) Uso Profissional da Voz

Muitos são os profissionais que usam a voz como instrumento
de trabalho. Os cantores, atores, professores, radialistas, políticos,
vendedores, telefonistas, secretários, empresários, padres, pastores
e todos aqueles que precisam da voz para exercer sua profissão.

O aparecimento de rouquidão, cansaço vocal,
ardume e/ou dor na garganta, pigarro e falta de ar são sinais de patologias
que acometem a laringe e podem estar relacionadas ao uso abusivo da voz em condições
desfavoráveis.

O mau uso da voz se refere a falar excessivamente, falar
alto e rápido, gritar, usar voz muito aguda ou muito grave e praticar
canto sem ter preparação adequada. Tais hábitos associados
ao fumo, ar-condicionado (ambos ressecam a mucosa da laringe), poeira, alergias
respiratórias, stress, ruído competitivo e predisposição
genética propiciam o surgimento de patologias laríngeas, que podem
prejudicar ou até mesmo impedir a atuação profissional.

O médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo
podem dizer se o profissional está fazendo um uso adequado da voz, dar
orientações preventivas, avaliar e tratar a patologia quando existente.
Vale lembrar que o tratamento precoce é sempre mais rápido, podendo
inclusive poupar o indivíduo de uma cirurgia.

Por ser um valioso instrumento de trabalho, três quartos
além de reflexo de nossa saúde física e mental, a voz merece
atenção e cuidados especiais. Voz saudável é voz
agradável

3) Dicas para uma Voz Saudável

Esses são cuidados para poupar a laringe de esforços
desnecessários que muitas vezes são feitos e trazem prejuízo
à voz e desconforto ao falante. A higiene vocal deve ser seguida por
adultos e crianças, mas principalmente por profissionais que usam a voz
como meio de trabalho.

1. Hidratação do organismo é fundamental.
Beba de 7 a 8 copos de água por dia, em temperatura ambiente. Pode ser
substituído por suco cítrico natural e não açucarado.
O refrigerante, por conter grande quantidade de gases pode prejudicar a movimentação
do diafragma, por isso deve ser evitado.

2. Evite ambiente com ar condicionado, que resseca as mucosas.
Neste caso, intensifique a hidratação.

3. Não grite sem suporte respiratório. O grito
deve ser sempre evitado, mas em situações esporádicas em
que ele é necessário (principalmente em certas profissões),
o indivíduo deve gritar com técnica: corpo ereto, inspirar profundamente
sentindo a expansão do abdômen e das costelas e falar em forte
intensidade, com ataque vocal suave.

4. Ataque Vocal é o encontro das pregas vocais quando
começamos a falar uma palavra ou frase. Se o ataque vocal for brusco,
o atrito entre as pregas vocais será muito forte, podendo causar inchaço
e nódulos. Assim, o mais aconselhável é o ataque vocal
suave.

5. Tossir ou pigarrear excessivamente provoca um atrito
intenso nas pregas vocais, podendo feri-las. Como mecanismo de proteção
há um aumento do muco para protegê-las do impacto. Isso se torna
um ciclo vicioso, pois a secreção atrapalha a emissão vocal,
forçando o indivíduo a pigarrear novamente! O melhor é
controlar a vontade de pigarrear, aumentar a hidratação, fazer
exercícios de vibração de língua. Quando for imprescindível
eliminar o pigarro, sugere-se a realização voluntária e
precoce do fechamento glótico, como se estivesse realizando um esforço
físico, seguido de uma liberação repentina do fluxo de
ar.

6. Falar em ambientes ruidosos ou abertos leva o falante
a intensificar a emissão vocal, pois há competição
sonora. Quando possível deve-se evitar tais ambientes, mas no caso de
profissionais que trabalham e tais condições, a voz deve ser projetada
na máscara, os sons articulados com precisão e a voz deve ser
levemente agudizada.

7. Utilizar tom grave ou agudo demais também é
considerado um abuso. O tom mais apropriado para a fala é o tom médio
ou de uma a duas notas acima deste. O tom levemente agudizado, apesar de não
ser natural é o que exige menos esforço para ser produzido. Por
isso é o ideal para profissionais que usam a voz o dia todo.

8. Falar excessivamente durante quadros gripais ou crises
alérgicas pode causar danos irreversíveis, pois os tecidos que
revestem a laringe estão inchados e o atrito das pregas vocais durante
a fala passa a ser uma forte agressão. Deve-se falar o mínimo
possível nessas ocasiões, e beber água em abundância.

9. Praticar exercícios físicos falando pode
gerar sobrecarga, pois durante o esforço físico ocorre um aumento
no fechamento das pregas vocais.

10. Fumar ou falar muito em ambientes de fumantes. O cigarro
é altamente irritante às mucosas do trato vocal, além de
ressecá-las e dificultar sua vibração.

11. Utilizar álcool em excesso. O álcool também
é irritante às pregas vocais e tem um efeito anestésico
que mascara a dor de garganta, propiciando abusos vocais.

12. Cantar ou falar abusivamente em período pré-menstrual
não é aconselhável, pois nesse período, várias
regiões do corpo sofrem inchaço, inclusive as pregas vocais O
uso de pílulas anticoncepcionais pode causar o mesmo efeito.

13. Falar demasiadamente, logicamente, causa sobrecarga
vocal. As pregas vocais são músculos como qualquer outro, e também
sofrem fadiga.

14. Falar muito após ingerir grandes quantidades
de Aspirinas, calmantes ou diuréticos. A Aspirina causa aumento da circulação
sangüínea na periferia das pregas vocais. Com a associação
do atrito de uma prega contra a outra, há um aumento da fragilidade capilar.
Os diuréticos e calmantes ressecam as mucosas.

15. Cantar inadequada ou abusivamente e fazer parte de corais
sem preparo vocal. Cantar é um ótimo exercício laríngeo,
mas o indivíduo precisa ter preparo e técnicas vocais, caso contrário
podem surgir sérios distúrbios orgânicos.

16. Alimentação com excesso de condimentos
traz azia, má digestão e refluxo de secreções gástricas,
que podem banhar as pregas vocais causando irritações nas mesmas.
A maçã e o salsão são recomendados, pois são
adstringentes, deixando a saliva mais fininha. Já os derivados do leite
e chocolate engrossam a saliva e dificultam a articulação das
palavras e a vibração das pregas vocais.

Resumo do “Manual de Higiene Vocal para Profissionais
da Voz”, de Silvia M. Rebelo Pinho, ed. Pró-Fono, 1997.

4) Dicas para um Locutor de Rádio

O locutor de rádio deve ter segurança do que
fala, uma vez que rádio, se faz ao vivo. Procure estar sempre bem informado.
Leia os jornais do dia, ouça bastante rádio, procure se informar
do assunto que está em evidência na mídia, conheça
a pronúncia de nomes de personagens estrangeiros em destaque, aprenda
a ler e pronunciar bem o inglês e o espanhol .

Ao fazer sua locução no rádio, fale
como se fosse para uma pessoa. Use o pronome você, ex: você ouviu,
Imagine com Paulo Ricardo, você confere agora as melhores da semana etc.
Seja sempre simpático, abra um sorriso ao falar, as pessoas que estão
te ouvindo serão contagiadas pela sua alegria.. Saiba cativar a audiência
.

A grande maioria das rádios tem sua programação
voltada para gente comum, o povão, pessoas de diferentes gostos. Estas
emissoras fazem uma programação bastante eclética, buscando
agradar a todos, ou pelo menos a grande maioria. O locutor tem que ser imparcial.
Nunca deixe seu gosto pessoal ser notado ao anunciar ou comentar sobre uma música.
Faça tudo sempre com o mesmo entusiasmo e, por favor, fale somente o
necessário.

Enriqueça seu programa usando bem as vinhetas de
passagem, os jingles, efeitos sonoros etc. Nunca fale encima do início
da letra da música. O máximo que você pode fazer, é
usar a introdução da música para falar algo rápido,
sem atropelar a cabeça da música. Não deixe buracos entre
uma música e outra, seja dinâmico, prenda a audiência, faça
rádio para as pessoas, não para você. O seu gosto pessoal
não pode interferir no seu trabalho, goste de todas as músicas,
torça por todos os times, mas acima de tudo fale com naturalidade, não
imposte a voz. Ao falar, seja você mesmo, fale… não cante, você
não é a atração principal da rádio, as pessoas
ouvem rádio, para ouvirem músicas, notícias etc.

Se você estiver trabalhando em uma rádio de
programação segmentada, como rádios que só tocam
músicas gospel, pagodes, rock, clássicos etc, incorpore o estilo
de cada rádio; o locutor deve ser um mutante, e se moldar de acordo com
o ambiente.

Ouça bastante rádios de diversos estilos.
Absorva o que for bom, o que for ruim descarte. Não imite nunca ninguém,
principalmente na voz, conquiste seu espaço, seja você mesmo. Ao
ler uma notícia, cuidado com o tom. Não vá ler sorrindo
uma notícia trágica, ou vice-versa. Tome ciência do conteúdo
da nota antes de lê-la no ar . Ao ler um texto, não dê impressão
de leitura. Acredite no que está lendo, procure ser convincente. Conheça
a programação musical, os comerciais e as promoções
antes de assumir o horário. Confira o perfeito funcionamento do equipamento.

O microfone é o amigo inseparável do locutor,
mas pode se tornar um inimigo se você não desligá-lo nos
intervalos entre as músicas. Nunca vire folhas próximo ao microfone,
evite tomadas de ar longas e sonoras, respire como locutor não como um
velho ofegante e asmático. A boca não pode emitir outros sons
ou ruídos estranhos, como estalar de língua, lábios, pigarrear,
tossir etc.

Mantenha a distância correta do microfone. Com a evolução
da tecnologia, eles se tornaram altamente eficientes e capazes de detectar os
menores ruídos. Por isso você não precisa beijar o microfone
para falar. Geralmente um palmo de distância é o mais indicado
para rádio. É claro que existem microfones mais sensíveis,
em que às vezes observa-se até um metro de distância. Geralmente
são usados em estúdios de dublagem e comerciais. Falar colado
ao microfone provocara a saturação do áudio, e com isso
os famigerados puffs, que são pancadas provocadas por fonemas formados
pelas letras p, b e vogais, ex: pipa, povo, bola, etc…

Se você pretende ser locutor de FM, terá de
operar todo o equipamento, inclusive ajustar o microfone (altura e distância)
adequadas para você. No caso das rádios AM, preste muita atenção
ao operador, que fará sinais durante a programação. O entrosamento
deve ser perfeito entre o locutor e o operador. Em estúdios para gravações
de textos, spots, narrações etc, posicione-se à frente
do microfone, não mexa no microfone sem pedir autorização
ao operador ou editor que irá gravar você. Pode acontecer que haja
uma indisposição do operador, tendo em vista que ele está
ali para fazer isto. Ajustar todo o equipamento é dever dele e devemos
respeitar. No Brasil, geralmente não há problemas, mas nos Estados
Unidos, isto dá a maior treta, pois lá os operadores são
enjoados e altamente profissionais.

5) Exercício de Dicção 1

Basicamente a arte de fazer locução resume-se
em: Articular; Interpretar; Dar ritmo adequado a cada leitura ou apresentação.
Parece fácil, mas o caminho é longo. É necessário
praticar muita leitura, o melhor exercício para quem vive da voz. Existem
tipos diferentes de locução para programas de rádio, para
TV, narração de documentários, narração de
historias etc. Exercício: pronunciar exageradamente cada sílaba
das palavras no exercício a seguir:

– O prestidigitador prestativo e prestatário está
prestes a prestar a prestidigitação prodigiosa e prestigiosa.
– A prataria da padaria está na pradaria prateando prados prateados.

– Branca branqueia as cabras brabas nas barbas das bruacas e bruxas branquejantes.

– Trovas e trovões trovejam trocando quadros trocados entre os trovadores
esquadrinhados nos quatro cantos.

– As pedras pretas da pedreira de Pedro Pedreiras são os pedregulhos
com que Pedro apedrejou três pretas prenhas .

– O grude da gruta gruda a grua da gringa que grita e, gritando, grimpa a grade
da grota grandiosa.

– No quarto do Crato eu cato quatro cravos cravados no crânio da caveira
do Craveiro.

– O lavrador livre na palavra e na lavra, mas não pode ler o livro que
o livreiro quer vender .

– Fraga deflagra um drible, franco franqueia o campo, o povo se inflama e enfrenta
o preclaro júri, que declara grave o problema .

– Quero que o clero preclaro aclare o caso de clara e declare que Tecla se engana
no que clama e reclama.

– O acróstico cravado na cruz de crisólidas da criança
acreana e o credo Cristo.

– A entrada triunfal de trezentos truculentos troianos em trajes tricolores,
com seus trabucos, trombones e triângulos, transtornou o tráfego
outrora tranqüilo.

– O prato de prata premiado precioso e sem preço, foi presente do preceptor
da princesa primogênita, probo primaz, procurador da Prússia.

6) Exercício de Dicção – 2

FÁCIL
1. Xuxa! A Sasha fez xixi no chão da sala.

2. O rato roeu a roupa do Rei de roma a rainha com raiva resolveu remendar.

3. Três pratos de trigo para três tigres tristes.

4. O original nunca se desoriginou e nem nunca se desoriginalizará.

5. Qual é o doce que é mais doce que o doce de batata doce?

Respondi que o doce que é mais doce que o doce de batata doce é
o doce que é feito com o doce do doce de batata doce.

 

MÉDIO
1. Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que
não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente
saberemos se somos sabedores.

2. O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo
respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo
do tempo é o tempo que o tempo tem.

3. Embaixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto
pia!

4. A sábia não sabia que o sábio sabia que o sabiá
sabia que o sábio não sabia que o sabiá Não sabia
que a sábia não sabia que o sabiá sabia assobiar.

 

DIFÍCIL
1. Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! Quem os desmafagafizá-los,
um bom desmafagafizador será.

2. O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades
que deveriam ser desinquivincavacadas.

3. Perlustrando patética petição produzida pela postulante,
prevemos possibilidade para pervencê-la porquanto perecem pressupostos
primários permissíveis para propugnar pelo presente pleito pois
prejulgamos pugna pretárita perfeitíssima.

4. Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco
com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco,
é ornitorrinco, ornitologista, é ornitologista, e otorrinolaringologista
é otorrinolaringologista.

5. Disseram que na minha rua tem paralelepípedo feito de paralelogramos.
Seis paralelogramos tem um paralelepípedo. Mil paralelepípedos
tem uma paralelepipedovia. Uma paralelepipedovia tem mil paralelogramos. Então
uma paralelepipedovia é uma paralelogramolândia?

 

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